O Bonde - Notas sobre a metodologia Musikfabrik

... Isto tudo pode ser música

"...Não é difícil deduzir, no entanto, que o fascínio deles por tambores é preponderante. Em qualquer caso, contudo, há que se motivá-los, usando o gancho da pobreza evidente e do acesso quase nulo que eles têm a recursos, estimulando-os no uso de materiais de fácil acesso na rua, reutilizáveis, recicláveis, estas soluções até bem recorrentes hoje em dia.

Esta parte é a mais fácil porque, afinal, criar, imaginar, inventar é pura paixão para crianças em geral. A tarefa, no entanto, é muito difícil para muitos educadores porque, nesta hora, é preciso desencarnar a criança que eles carregam, aprisionada, dentro de si (e esta é uma regra indispensável ao sucesso do método).

No processo, as crianças precisam aprender a operar máquinas e ferramentas comuns, destas que os adultos usam (e com as quais, invariavelmente, brincam, simulando fuzis e pistolas). Precisam aprender também a medir coisas, a raciocinar quantidades, calcular medidas e proporções, compreender noções complexas da física tais como tração, pressão, tensão, elasticidade, etc. Precisam também calcular áreas a partir de diâmetros (compreender para que serve o 'Pi', lembram?).

Para construir um simples instrumento musical eles precisam aprender, em suma, quase tudo que a escola deveria lhes ensinar, mas, não ensina. A escola brasileira não foi criada para ensinar a todos. Só a alguns. Como ali não é aquela escola hostil, brincando eles aprendem, constroem-se a si mesmos, apesar de tudo."

Leia a matéria completa aquihttp://spiritosanto.wordpress.com/2007/07/29/o-bonde/


Nenhum comentário: