2007: Saudoso 'Escola de Fábrica', um programa de inclusão social 'à vera' (do MEC)

O Projeto Musikfabrik promoveu entre junho e Dezembro de 2007 um curso de iniciação em técnicas de artesanato musical para jovens com idade entre os 16 e os 24 anos. O curso integrava um programa do Ministério da Educação/FNDE denominado 'Escola de Fábrica'.
O objetivo do curso foi iniciar um grupo de jovens (oriundos de comunidades tais como os Morros da Mangueira da Formiga e do Borel), num setor denominado Artesanato Musical, por meio da transmissão de técnicas utilizadas na fabricação de instrumentos musicais de variados tipos e origens (inclusive de cordas).
Entre outras instituições governamentais, o curso Musikfabrik/Escola de Fábrica-MEC (veja fotos no link) foi apoiado pelo Instituto Palmares de Direitos Humanos (IPDH), Ação Comunitária do Brasil (ACB), a ong Kinderland Brasilien da Alemanha e pelo armazém cultural Fundição Progresso.



 









  

2008: MUSIKFABRIK  no inferno da Cidade de Deus

Vejam
neste link o louvável esforço da galera de jovens da Cidade de Deus para aprender alguma coisa com o Musikfabrik em meio ao caos das guerras do tráfico (Comando Vermelho, PM e milícias, em sangrentas batalhas quase diárias) e o oportunismo institucional que lança promessas irrealizáveis (dar-lhes o sonhado Primeiro Emprego em programas capacitação de curtíssima duração)

Nenhum comentário: